Investir em Turismo

​​​O Turismo de Portugal lançou a plataforma "Investir em Turismo" para dar a conhecer as oportunidades de investimento no país, tendo em vista a valorização e recuperação do património com potencial de desenvolvimento turístico que se encontra devoluto ou inativo.

Pretende-se assim promover o contacto entre proprietários de imóveis com apetência turística e potenciais investidores, nacionais ou estrangeiros, contribuindo deste modo para a requalificação do património nacional, para a consolidação da oferta turística no interior do país, para a geração de riqueza e criação de postos de trabalho.

Esta plataforma inclui ainda uma área informativa sobre temas relevantes do setor do turismo, como dados estatísticos, formação e instrumentos financeiros, apresentados de uma forma simples, sucinta e especificamente orientados para quem pretende investir no turismo. Estas informações estão igualmente disponíveis em inglês.

Esta medida vem ao encontro dos objetivos da Estratégia Turismo 2027, desenhada para tornar Portugal um destino cada vez mais competitivo, com capacidade de captar turistas, mas também um destino de investimento, ideal para viver, estudar, investigar e criar empresas.

Para mais informações, consulte invest.turismodeportugal.pt/

 

Programa REVIVE

O património imobiliário público constitui um componente muito relevante da identidade histórica, cultural e social do país, e um elemento rico e diferenciador para a atratividade das regiões e para o desenvolvimento do turismo. É, por isso, determinante assegurar a sua preservação, valorização e divulgação, bem como um acesso alargado à sua fruição.

Tendo em vista a recuperação e valorização deste património cultural e histórico, presente em todo o território nacional, e a sua  transformação num ativo económico do país, o Governo lançou o projeto “Revive” que abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos, através da realização de concursos públicos.

Pretende-se, com esta iniciativa, promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística, gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Constitui, por outro lado, um pilar base do Projeto REVIVE a recuperação do património com respeito pelos valores arquitetónicos, culturais, sociais e ambientais mais relevantes. Nesse sentido, todo o Projeto é acompanhado por uma equipa técnica integrada por representantes da Direção Geral do Património Cultural, da Direção Geral do Tesouro e Finanças e do Turismo de Portugal, I.P., contando ainda com o envolvimento dos Municípios de localização dos imóveis, assegurando-se, através das condições dos concursos, a salvaguarda do património classificado e a adequação do tipo de exploração às necessidades de desenvolvimento de cada região.

No âmbito do Projeto promove-se ainda o lançamento de instrumentos financeiros específicos destinados a alavancar o investimento privado.

Para mais informações, consulte revive.turismodeportugal.pt/.

  • Partilhe