O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, foi recebido em audiência pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda, depois de ter estado também reunido com seu homólogo angolano, General Salviano de Jesus Sequeira.

i035774

O Ministro da Defesa Nacional está em Angola durante esta semana para reforçar a cooperação no domínio da Defesa, através de encontros políticos, da visita a diversas unidades militares, e da assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Este novo Programa-Quadro dá continuidade ao processo de substituição gradual do conceito de cooperação técnico-militar pelo da cooperação no domínio da Defesa, à semelhança dos assinados a 8 de fevereiro em São Tomé e Príncipe e a 19 de fevereiro em Moçambique.

Durante a sua permanência em Angola, Azeredo Lopes visitará, em Luanda, a 15 de maio, a Escola Superior de Guerra onde proferirá uma palestra intitulada «Uma nova visão para a Ação Externa da Defesa Nacional». À tarde, estará na Academia Naval.

No dia seguinte, viaja até ao Lobito para ficar a conhecer, no local, os projetos de cooperação desenvolvidos na Academia da Força Aérea Nacional, na Academia Militar do Exército e na Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional.

A 17 de maio, Azeredo Lopes estará, de manhã, na Brigada de Forças Especiais, em Cabo Ledo, regressando, depois do almoço, ao Ministério da Defesa, em Luanda, onde assinará o novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Antes de regressar a Portugal, a 18 de maio, o Ministro da Defesa Nacional visita a Escola de Fuzileiros Navais, em Ambriz.

Acompanham José Alberto Azeredo Lopes o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, e o Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo.

Integram ainda a comitiva o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, e o presidente do conselho de administração da IdD, Major-General Henrique Macedo.

  • Partilhe