Ministro da Educação, João Costa, destacou o «sucesso» na cooperação com o Governo angolano relativamente ao projeto dos exames nacionais e que vai agora ser alargado, passando a abranger 40 mil alunos.

João Costa falava a comunicação social em Luanda, Angola, após um encontro com a sua homóloga Luísa Grilo, em que felicitou o Governo de Angola pelos passos que estão a ser dados no âmbito da avaliação externa do sistema educativo angolano, «um instrumento para recolher dados e poder decidir melhor».

Sobre esta cooperação, o Ministro disse que tem tido «muito sucesso» com «aprendizagens recíprocas», o que permitiu no ano-piloto (2022) e «num tempo muito curto», garantir a qualidade do processo.

20230109 reuniao medu

João Costa classificou ainda esta medida como «um passo de gigante».

A Ministra da Educação angolana, por sua vez, afirmou que na reunião  foi avaliado o plano de cooperação bilateral e traçadas as ações que se pretendem implementar no próximo projeto de cooperação.

No dia 11 de janeiro vai ser realizado um simpósio em que serão analisados os passos seguintes no programa de cooperação com Portugal, e onde vai participar também o governante português, no final da sua visita de três dias a Angola.

Um dos principais temas em análise será o Plano Nacional de Leitura.

Como novidade, além da língua portuguesa e da matemática, vão ser agora introduzidas as ciências da natureza e da física, segundo Luísa Grilo.

Recorde-se que Angola e Portugal assinaram, em maio do ano passado, um protocolo para projeto-piloto «Exames Nacionais Angola 2022», nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, abrangendo 2100 alunos e 250 técnicos de educação formados por equipas portuguesas.

  • Partilhe