Transcreve-se, abaixo, mensagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros por ocasião do falecimento do Embaixador João da Câmara, que serviu como Embaixador de Portugal em Angola de 2012 a 2015.

Foto Embaixador João da Câmara

 

" O Ministério dos Negócios Estrangeiros manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Embaixador João da Câmara.

Ao longo de cerca de quatro décadas ao serviço do Estado português desempenhou com grande mérito e sentido de Estado as mais distintas e relevantes funções nos serviços internos e externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Destacam-se as funções na Embaixada em Pretória, em 4 de maio de 1989; na Embaixada em Brasília, em 11 de setembro de 1994; na Embaixada em Londres, em 19 de agosto de 2000; na Embaixada em Harare, com credenciais de Embaixador, em 17 de março de 2008, acreditado simultaneamente como Embaixador não-residente na Zâmbia e no Malawi; na Embaixada em Luanda, com credenciais de Embaixador, em 29 de abril de 2012. Embaixador em Nova Deli, em 25 de novembro de 2015; Embaixador em Ottawa, em 12 de setembro de 2018.

Exerceu igualmente outras funções de relevo, tendo sido assessor do Gabinete do Secretário de Estado da Integração Europeia, de 2 de dezembro de 1987 a 3 de maio de 1989, e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em 18 de janeiro de 1999; Diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, em 6 de setembro de 2005, com a categoria de Diretor-Geral. Era, atualmente, Presidente da Autoridade Nacional para efeitos do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares e da Autoridade Nacional para a Proibição das Armas Químicas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e os seus funcionários apresentam à família os votos mais sinceros de sentidos pêsames."

 

  • Partilhe