No âmbito das atividades da Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Angola, iniciou-se esta semana o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores que decorre na Escola de Especialistas Navais da Marinha de Guerra Angolana (MGA). A formação está a ser ministrada pela Marinha Portuguesa através da Assessora Técnica Temporária no Lobito, segundo-tenente Maria Marques Lopes.
O curso, cujo objetivo é a capacitação de militares angolanos nas técnicas de pedagogias formativas, tem a duração de 15 dias úteis e será frequentado por 15 formadores daquela escola técnica militar, tendo em vista dotá-los com as ferramentas pedagógicas necessárias para a realização de futuros cursos de formação de Sargentos e Praças especialistas da MGA.
Na cerimónia de abertura do curso estiveram presentes, entre outras entidades, o Contra-Almirante Manuel Ambrósio João, Comandante Adjunto para a Educação Patriótica da Região Naval Sul, bem como o Capitão-de-Mar-e-Guerra Romão Hossy, comandante da Escola de Especialistas Navais.