No âmbito da sua missão de preservação e divulgação da língua portuguesa, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda cria o Prémio Literário INCM/Angola que vai selecionar trabalhos inéditos, em língua portuguesa, no domínio da prosa literária produzidos por cidadãos angolanos ou a residir em Angola há pelo menos 5 anos, incentivando desta forma a criação literária angolana.

A obra premiada será publicada pela Imprensa Nacional e o seu autor será ainda compensado com um prémio pecuniário no valor de 5000 €.

20230503_premio_literario_incm.jpg

O Júri do Prémio INCM/Angola é composto pelos escritores angolanos Aníbal João Ribeiro Simões, que o preside, Ondjaki e pelo português Jorge Reis-Sá.

Na primeira edição do Prémio, as obras concorrentes devem ser apresentadas entre 1 de maio e 30 de junho. As candidaturas são feitas exclusivamente online, no sítio da editora, disponível em: https://imprensanacional.pt/premios-literarios/premio-incm-angola [em Candidaturas].

A Embaixada de Portugal e o Camões-Instituto de Cooperação e da Língua em Angola são parceiros na promoção e divulgação deste prémio em Angola.

Os resultados da 1.ª edição do Prémio INCM/Angola deverão ser conhecidos no final de outubro de 2023.

O Regulamento pode ser consultado na página da editora: https://imprensanacional.pt/premios-literarios/premio-incm-angola [em Regulamento].

 

INCM

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda [INCM] resulta da fusão de dois dos mais antigos estabelecimentos industriais do País, a Imprensa Nacional, criada em 1768, e a Casa da Moeda, com mais de 700 anos de história. Atualmente, a inovação tecnológica, desenvolvida em parceria com algumas das principais universidades e centros de investigação nacionais, é um dos pilares estratégicos da INCM, cuja missão é criar, produzir e fornecer bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança, focados no cliente e em soluções inovadoras.

Destacam–se, entre esses bens e serviços essenciais, a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão ou o passaporte, a cunhagem de moeda corrente e de coleção, a autenticação de metais preciosos e a edição do Diário da República, o jornal oficial português. É também missão da INCM a publicação de obras fundamentais da língua e da cultura portuguesa, bem como a promoção da língua portuguesa nas mais diversas geografias.

 

Imprensa Nacional, a marca editorial da INCM

A Imprensa Nacional é a editora pública portuguesa. Herdeira de uma ampla experiência editorial, conta com um vastíssimo catálogo que tem atualmente cerca de 2000 títulos ativos. A preservação e divulgação da memória e do património comuns da língua portuguesa aliadas a uma contínua renovação constituem a missão de que está investida. A par de obras e autores consagrados, de temas e coleções tradicionais, surgem todos os anos novos autores e inauguram-se novas coleções. Além disso, a Imprensa Nacional promove vários Prémios Literários que incentivam a criação literária em língua portuguesa, alargando assim a sua oferta editorial. O Prémio Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Angola é o mais recente prémio criado para esse efeito.

 

  • Partilhe