Dando sequência à visita do Primeiro-Ministro a Angola, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, dedicaram o dia 19 de setembro à valorização da Cooperação Portuguesa e da Língua Portuguesa em Angola, designadamente visitando um conjunto de projetos nestas áreas.

Os dois governantes visitaram o projeto “Centro de Investigação em Saúde em Angola” (CISA), uma parceria entre o Camões, I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian. Ao longo de 10 anos, o CISA formou mais 300 investigadores angolanos na área da saúde.

O Ministro e a Secretária de Estado foram ainda à Escola Superior de Guerra de Angola, onde testemunharam a excelência da cooperação bilateral em Defesa. Com o apoio de uma docente portuguesa na Escola, será promovido o ensino do português a militares da África Austral.

Da parte da tarde, Augusto Santos Silva interveio no lançamento do projeto da UE de “Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola”, de que Portugal é co-gestor. Este é um projeto com forte efeito multiplicador, por apostar no aumento da empregabilidade dos jovens angolanos.

Por fim, o Ministro Santos Silva e a Secretária de Estado Teresa Ribeiro visitaram a Escola Portuguesa de Luanda, uma escola de referência e um símbolo da amizade entre portugueses e angolanos. A escola é frequentada por mais de 2000 alunos, do pré-escolar ao ensino secundário.

 

  • Partilhe