No âmbito da otimização do sistema de agendamento consular online, foi disponibilizada a opção de autenticação através da Chave Móvel Digital (CMD), permitindo a associação do cidadão a esta plataforma, de forma segura, contribuindo assim para evitar a eventual utilização abusiva da mesma através, nomeadamente, do açambarcamento de vagas. Mantém-se igualmente a possibilidade de agendamento mediante número de CC e data de nascimento.

Continue a ler abaixo e saiba mais no site do Consulado Geral de Luanda.

 

A partir do portal de agendamento online de atos consulares, o agendamento passa assim a poder ser feito de duas formas, aquer mediante inserção do seu número de cartão de cidadão e data de nascimento, quer através da Chave Móvel Digital (CMD). 

A CMD é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português, que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login. Permite ainda associar um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e ao número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

Qualquer cidadão pode pedir, a qualquer momento a ativação da sua CMD, quer presencialmente, no Consulado-Geral de Portugal em Luanda, inclusive no momento de levantamento de um novo cartão de cidadão, quer remotamente, através de leitor de cartão de cidadão, quer com dados de acesso ao portal das finanças.

  • Partilhe