O Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Luanda apresenta um programa diversificado para assinalar as comemorações do Dia Mundial da língua Portuguesa em Angola. São 4 atividades, que decorrem em formato digital e/ou presencial, todas elas vocacionadas para sublinhar a elegância, diversidade e beleza da Língua Portuguesa.

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, em parceria com o Centro Cultural Brasil Angola (CCBA), o Camões - CCP apresenta as Jornadas da Língua Portuguesa, subordinadas ao tema “Linguagens e Literaturas: o Português em Trânsito”. Trata-se de um ciclo de debates exclusivamente online – em formato webinar - que reúne dezoito oradores dos campos da literatura, das artes e da academia.

Durante três dias especialistas de Angola, Brasil e Portugal vão discutir as transformações da linguagem e da literatura em língua portuguesa. O programa encontra-se disponível online nas páginas de Facebook do Camões – CCP e do CCBA, onde poderá seguir as sessões, que se realizam às 14h00 e às 18h00.

No dia 5 de maio, em formato presencial, no Auditório Pepetela, pelas 15h30, irá decorrer o Espetáculo de Spoken Word – “Tra!nspirando”, em parceria com os “Sem Letra” e o “5 mentes studios”. Será uma maratona de poesia falada com a participação de 12 poetas e poetisas e um músico que juntos vão celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Ainda no dia 5 de maio, ao final da tarde, pela 18h30, realiza-se uma Tertúlia de Poesia Angolana, com um programa coordenado pelo poeta José Luís Mendonça, e que reúne poetas de referências das letras angolanas, como Irene Amosi, Lopito Feijó, Bendinho Freitas e Bona Ska, incluindo a participação musical de Maweze e os Idimakaji.

Todas as atividades presenciais são de entrada gratuita e limitada ao número de lugares existentes.

Está ainda a decorrer o desafio online, lançado a todos os internautas, subordinado ao lema #mandaumpoemaaocamões. A iniciativa consiste em realizar um vídeo com a declamação de um poema de um autor de Língua Portuguesa (ou de autoria própria) e publicá-lo nas redes sociais com a referência #mandaumpoeamaaocamoes ou enviá-lo para o endereço de e-mail mandaumpoemaaocamoes.angola@gmail.com. Todos os vídeos serão publicados nas redes sociais do “Camões angola”.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização. A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Esta língua que nos une é a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de e para muitas outras línguas no mundo. É património comum dos países de língua oficial portuguesa e é uma declaração de diversidade em si própria.

A língua portuguesa é presentemente falada por mais de 265 milhões pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul.

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa decorrem em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da Educação, Ciência e Cultura.

Para mais informações

Secretariado Camões – Centro Cultural Português em Luanda

Avenida de Portugal, 50 – Luanda

+244 938141858

icamoes.ccluanda@gmail.com

cartaz dmlp

programa dmlp

 

  • Partilhe