Bem-vindos à pagina da Embaixada de Portugal em Angola!
"Enquanto Embaixador de Portugal em Angola, e em conjunto com toda a equipa da Embaixada, trabalharei para aprofundar uma relação especial entre dois países e povos amigos.
Essa relação especial reflete-se numa cooperação que se estende a todos os domínios da ação governativa – do diálogo político-diplomático a áreas como a saúde, a educação, a justiça, a mobilidade das pessoas, a segurança e a defesa, entre tantas outras, numa concertação que se amplifica no quadro da CPLP, das Nações Unidas ou da União Europeia.
A densa interligação económica que nos une – e que é estruturante para ambas as partes – resulta da profunda empatia em termos humanos, afetivos, linguísticos e culturais.
Angola contará, como sempre, com o apoio de Portugal e, muito em particular, das empresas e da comunidade portuguesa e luso-angolana, para a diversificação da sua economia, criando emprego, riqueza, parcerias e um espaço de prosperidade partilhada, com desenvolvimento e benefícios mútuos.
Gostaria de deixar uma palavra a todos os portugueses que vivem e trabalham em Angola: a força e a solidez da relação entre Angola e Portugal resultam também da soma dos contributos de todos, nos mais variados sectores. Podem contar com a minha total disponibilidade, e da minha equipa, para, no quadro das competências da Embaixada, prestarmos todo o apoio necessário.
Convido-vos a seguir a página da Embaixada no Facebook, bem como as minhas contas no Twitter e Instagram, onde serão partilhadas informações sobre as nossas atividades.
Francisco Alegre Duarte
1 de março de 2022"
Biografia
Francisco Alegre Duarte assumiu funções como Embaixador em Luanda a 1 de março de 2022. Previamente desempenhava o cargo de assessor diplomático do Primeiro-Ministro.
Diplomata de carreira desde 1998, serviu em Timor-Leste (1999), na Missão de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque (2003-2006), em Angola (2009-2012) e Itália (2012-2016). No Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalhou em assuntos europeus (nomeadamente nas presidências portuguesas do Conselho da União Europeia de 2000 e 2007), em questões multilaterais (em especial no âmbito da ONU) e relações bilaterais (EUA e Canadá, países europeus).
Nasceu na Argélia, em 1973. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e pós-graduou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Foi bolseiro do United Nations Institute for Training and Research, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
É pai de quatro filhos e autor de livros infantis.