Mais notíciasNotícias

Portugal vai disponibilizar a Timor-Leste um lote de vacinas contra a COVID-19, num total de 12.000 doses, acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração, designadamente seringas e agulhas. A entrega às autoridades timorenses terá lugar amanhã, data da aterragem em Díli do voo comercial que hoje partiu de Lisboa.

Com esta ação conclui-se o primeiro ciclo de envio de vacinas para os PALOP e Timor-Leste, no âmbito do compromisso político de disponibilizar àqueles países, que são os nossos principais parceiros de cooperação, pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, iniciativa igualmente enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

No âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), o webinar “Reabilitação e Habitação Acessível: novas oportunidades de investimento” iniciará amanhã, quarta-feira, às 15h, o ciclo de webinars que antecipam os Encontros PNAID 2021.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, fará a intervenção de abertura da sessão, em que participarão igualmente a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

O Primeiro-Ministro António Costa anunciou que Portugal vai triplicar a oferta de vacinas contra a Covid-19 aos países africanos de língua portuguesa e a Timor-Leste, passando de um para três milhões de doses, na conferência de imprensa após o encerramento da XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Luanda.

O Primeiro-Ministro, juntamente com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, acompanharam o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à cimeira que marcou os 25 anos da criação da comunidade.

Portugal vai disponibilizar a Angola 50.000 doses de vacinas contra a COVID-19, acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros –, que chegam a Luanda nesta quinta-feira, dia 15 de julho, e serão entregues às competentes autoridades angolanas numa cerimónia que contará com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, realiza uma visita de trabalho a Angola, entre os dias 12 e 15 de julho, precedendo a sua participação na Cimeira da CPLP, nos dias 16 e 17 de julho.

Em Luanda, o Secretário de Estado manterá encontros com membros do Governo de Angola, designadamente das áreas dos Negócios Estrangeiros, Economia, Justiça, Saúde e Educação, para fazer um ponto de situação sobre o relacionamento político-diplomático entre os dois países e discutir os principais projetos da cooperação portuguesa naquele país.

No âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, apresentaram os Encontros PNAID 2021 esta quarta-feira, numa conferência de imprensa no Hotel SDivine, em Fátima. A conferência de imprensa contou ainda com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, da Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Anabela Freitas, e do Vogal Executivo do Centro 2020, Jorge Brandão.

Contactos

Avenida de Portugal, nº 50, Luanda, Angola

(+244) 222 331 079 (Embaixada)
luanda@mne.pt (Embaixada)
Facebook 

Mais informação

O que procura?

 Ligações úteis

consulado

comunidades

camoes

aicep

turismo

instuto diplomatico


Ligações institucionais

presidencia

assembleia

rp

portal diplomatico